Raiva - uma emoção necessária

26-09-2021
Sente-se zangado?

 

A raiva é uma emoção, primária, comum a todos os seres humanos. 


✅Todas as pessoas sentem raiva; esta emoção é útil quando nos permite agir com mais energia, determinação, perante uma adversidade.


🏒Por exemplo, no desporto os atletas podem canalizar a raiva que sentem, quando o jogo não está a seu favor, para terem mais energia, força e motivação no seu desempenho. 


🎾Quando a raiva é temporária, é sentida em determinado momento, e gerida pela pessoa, ela pode ser bastante positiva. 


⭕️Porém, se sentimos raiva de forma permanente por alguém, ou algo; essa emoção acaba por nos prejudicar não só emocionalmente mas também fisicamente.


⭕️A raiva faz aumentar as hormonas de stress, como o cortisol, que, a longo prazo, danifica o cérebro e o corpo, por exemplo faz com que as nossas defesas, o nosso sistema imunitário, fique mais frágil, e torna-nos mais susceptíveis a doenças. 


⭕️A nível psicológico, quem sente raiva prejudica-se sobretudo a si próprio, com sentimentos negativos, sensações desagradáveis e comportamentos que prejudicam o próprio bem- estar.


❓E então como podemos sentir raiva de forma a que ela não nos prejudique?


✅Permitir-se sentir a emoção, não a bloquear; conhecê-la: saber o que ela nos provoca, conhecendo o nosso corpo (as alterações físicas que provoca no nosso corpo, os pensamentos que temos, comportamentos)


✅Como em tudo, o "desconhecido" é mais difícil de enfrentar. Se conhecermos bem a nossa mente, e o nosso corpo, saberemos que estratégias funcionam para nós.


✅Se tiver dificuldades neste processo de auto-conhecimento, ou na gestão da emoção da raiva; já sabe: um psicólogo clínico pode ajudá-lo nessa tarefa!


Um dia tranquilo para tod@s!


M Filomena Abreu - psicóloga clinica e hipnoterapeuta

 

💌Guarde esta mensagem para ler mais tarde ou envie para um amigo