Perturbação/Ataque de Pânico - será que sofre desta perturbação?
O coração começa a bater rápido (taquicardia);
Começa a transpirar de repente (sudorese), e depois, logo de seguida, fica com suores frios e arrepios;
Começa a respirar rápido e fica com sensação de falta de ar e nó na garganta;
Sente que a cabeça está vazia, ou uma pressão fora do vulgar, como se estivesse fora do corpo (despersonalização);
Tanto tem frio como tem calor, o corpo tanto transpira como fica todo a tremer;
Tem sensação de fraqueza nas pernas, e parece que vai cair a qualquer momento;
Acha que o ar lhe vai faltar, que vai parar de respirar, que vai ter um ataque cardíaco, que vai desmaiar, ou que vai enlouquecer; Medo de ter uma crise em sítios públicos em que não possa ser socorrido ou sair rapidamente;
Deixar de fazer coisas em público ou evitar sair para espaços/actividades em que a "saída" seja difícil, como medo de ter uma crise, como por exemplo: ir ao cinema, conduzir, ir ao supermercado (este evitamento pode levar a que a pessoa não queira sair de casa);
Medo de ter medo, medo de crises;
✳️ Se tem alguns destes sintomas, se já fez exames médicos e não existe uma causa médica, orgânica, para o seu problema, saiba que pode ter uma perturbação de pânico, uma perturbação da ansiedade, mas com tratamento!
✳️ Existem medicamentos que podem aliviar os sintomas, a curto prazo, mas não tratam a perturbação (é como se estivesse a tomar sempre medicamentos para a febre e não resolvesse a causa da febre)
✳️ Um psicólogo clínico pode ajudá-lo a lidar com os sintomas, a explicar-lhe os mecanismos da ansiedade (porque é que estes sintomas surgem, porque se instalam) e estratégias para os reduzir e/ou eliminar.
✳️ Não precisa de viver em pânico sempre! Esta perturbação é muito frequente no ser humano, mas a verdade é que se trata também de forma muito frequente! Falo não só pela minha experiência enquanto profissional mas também pela evidência científica na área, é das perturbações de ansiedade com melhor prognóstico.
✳️Se tem crises de ansiedade, perturbação de pânico, se a sua ansiedade não lhe permite viver com tranquilidade, procure ajuda especializada! Um psicólogo clínico saberá como o ajudar nessa tarefa.
M Filomena Abreu - psicóloga clinica e hipnoterapeuta