Intestino e Cérebro

19-03-2019

"Se lhe perguntassem onde está localizado o sistema nervoso do corpo humano, você provavelmente responderia "o cérebro" ou "a medula espinhal". 

Mas além do sistema nervoso central, que consiste nesses dois órgãos, o nosso corpo também contém o sistema nervoso entérico. Este sistema tem um revestimento de duas camadas com mais de 100 milhões de células nervosas que abrangem o sistema digestivo, desde o esófago até ao recto.

O sistema nervoso entérico tem sido chamado de "o segundo cérebro" e está em contacto constante com o do nosso cérebro.

É por este motivo que pensarmos em comida pode levar o nosso estômago a começar a segregar enzimas, ou se pensarmos que vamos fazer um discurso podemos ficar com uma sensação de enjoo.

Até recentemente, os cientistas acreditavam que os dois sistemas se comunicavam unicamente via hormonal, pelas hormonas produzidas por células enteroendócrinas espalhadas por todo o revestimento intestinal.

 Depois de detectar alimentos ou bactérias, as células libertam mensageiros moleculares que estimulam o sistema nervoso a modular o comportamento.


Mas acontece que este processo de modulação do comportamento pode afinal ser muito mais directo.


O neurocientista Diego Bohórquez da Duke University, descobriu que algumas células endócrinas também fazem contacto físico com o sistema nervoso entérico, formando sinapses com os nervos. Esta revelação abre a portas para repensarmos como podemos afectar esses sinais - e um dia mudaremos a forma como tratamos condições tão variadas quanto a obesidade, a anorexia, a síndrome do intestino irritável, o autismo e o Perturbação de Stress Pós Traumático."


artigo completo aqui:
https://ideas.ted.com/a-scientist-explores-the-mysteries.../