Explicar, responder ou calar?

27-09-2021
✅A EXPLICAÇÃO é importante quando o outro está aberto a conhecer o nosso ponto de vista, quando a outra pessoa revela capacidade de compreender e empatizar com a nossa perspectiva sobre a questão.

 

✅A RESPOSTA, geralmente dicotómica (sim/não) é importante quando a explicação é desnecessária, quando o outro já revelou previamente indisponibilidade para ouvir, quando ouve fá-lo apenas para refutar de seguida o nosso parecer ou para não o valorizar, julgando-o recorrentemente.


✅A AUSÊNCIA DE RESPOSTA é importante quando a questão não nos é dirigida directamente a nós, as chamadas "indirectas", "bocas", que não são directivas e objectivas, não sendo, por isso, perguntas reais e, por isso, não carecem de qualquer tipo de resposta.


❇️Claro que o ideal é existir sempre uma comunicação assertiva entre as pessoas, onde exista oportunidade para cada um dos intervenientes falar. 


⭕️Contudo, sabemos que na realidade existem muitas conversas que estão "viciadas", os temas entram em "ciclo vicioso", não se chegando a qualquer conclusão e esgota a energia e paciência de quem participa neles. 


❇️As "regras" anteriores podem ser úteis para quebrar esses "ciclos" que não nos levam a lado nenhum; a não ser que queiram falar por falar (ainda assim seria mais proveitoso que se fosse alterando o tema, em jeito de tertúlia.)


💌Guarde esta mensagem para ler mais tarde ou envie para um amigo. 


M Filomena Abreu - psicóloga clínica e hipnoterapeuta