Bruxas, Psicologia e Saúde Mental

31-10-2021
⭕️Ao longo da história da humanidade, as doenças mentais e neurológicas, como a esquizofrenia e a epilepsia, foram atribuídas a causas sobrenaturais.

⭕️Sem o conhecimento da psicologia e da psiquiatria, a ignorância e o medo fizeram com que pessoas com doença mental fossem apelidadas de "loucas", "possuídas pelo demónio" ", "bruxas".

⭕️Em algumas culturas e comunidades esta ignorância ainda persiste o que faz com que estas pessoas não tenham qualquer tratamento e permaneçam incapacitadas.

⭕️Hoje em dia, não existe inquisição, mas quando as fogueiras eram o destino daqueles que desafiavam as regras, imaginem como seria viver com um cérebro que nos fizesse fazer aquilo que nós , se estivéssemos de boa saúde mental, não faríamos...

⭕️Na ausência de tratamentos farmacológicos pessoas, muitas com doenças mentais, foram enforcadas e queimadas viva.

Mas vocês perguntam:

❓Como é que aconteceu esta caça às bruxas?

❓Porque é que no meio de homicidas (embora não se justifique, claro) incluíam também pessoas que não cometeram crimes, pessoas com doenças mentais e sobretudo mulheres ?!

✅Nós temos um circuito no nosso cérebro, que numa fracção de segundos categoriza as pessoas em "nós" e "eles", como mecanismo de sobrevivência. Já nascemos com esta "programação cerebral", reparem nos bebés que choram quando uma cara desconhecida se aproxima.

✅Numa sociedade machista, patriarcal, como era na idade média, as mulheres se fossem independentes, destemidas, inteligentes, eram vistas, por estes cérebros sexistas, como elementos "diferentes", "fora do grupo", "anormais".Se tivessem uma doença mental associada então...nem se imagina.

✅Claro que não vamos dizer que a culpa é do cérebro, os mecanismos existem para nos proteger, se alguém surge com cara de raiva este mecanismo é activado para nos afastarmos. Contudo, se os nossos princípios morais são carregados de preconceitos, o cérebro será também preconceituoso; mas, não se esqueçam , o comportamento consequente será sempre da responsabilidade da pessoa!

✅Só tem medo das bruxas, da doença mental quem é ignorante.

✅Sabedoria é a palavra chave...e sempre será! 🤍

▪️Maria Filomena Abreu - psicóloga clínica e hipnoterapeuta